Processos seletivos 2020 – chegou a sua hora!

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

2020 oficialmente começou esta semana e muitas empresas já tinham processos seletivos iniciados ou em andamento, ainda em dezembro.

Se você já está participando de um processo, fique atento à algumas dicas que daremos aqui. Caso esteja buscando recolocação para começar o ano com o pé direito, leia algumas dicas sobre as tendências da área de RH para 2020, que podem afetar os processos, a forma de seleção dos candidatos e também, o que fazer para turbinar o seu perfil e ser chamado logo para a vaga que você deseja.

Recrutamento Online


É sabido por todos que os processos de recrutamento online funcionam tanto para as empresas quanto para os candidatos.

Organiza-se! Separe um tempinho para pesquisar as vagas, ler a descrição e o perfil do profissional requisitado. Nessa pesquisa, já fique atento para as consultorias que apresentam vagas, de acordo com a sua experiência e objetivo profissional. Outro cuidado essencial é manter o seu Linkedin com as informações corretas, especialmente nas atividades realizadas, empresas e cargos.

Lembrete: recrutamento online, inclui pesquisar vagas no Linkedin, consultorias locais e nacionais de RH, grupos de vagas no whatsapp.

Oportunidades de Carreira

Sabemos que estar desempregado é muito difícil por diversas razões, ainda assim, sempre que enviar o seu currículo, antes, é importante que você reflita sobre o seu momento de vida e as suas necessidades imediatas e de médio prazo. Afinal, o recrutador também irá te fazer a famosa pergunta: porque deveríamos te contratar?

Então, tenha bem claro ao se candidatar a uma vaga, qual seu objetivo imediato? É a questão financeira em um primeiro momento? Ok, pode ser e você precisa ser sincero em relação a esse ponto, mas também pensar o que te motiva a respeito do trabalho e como você se sairia caso seja contratado.
Você também pode pesquisar sobre a empresa, os benefícios e a cultura da empresa, talvez seja um cargo com um salário menos atrativo, mas com um pacote de benefícios e a estabilidade que você pensa ser mais importante nesse momento. A importância só pode ser definida por você e ter clareza sobre isso, pode ser também um grande diferencial para o recrutador no momento da entrevista.

Carta de apresentação, descrições, referências e contatos

É importante redigir uma carta de apresentação exclusiva para cada oportunidade.
Na carta, lembre-se de ser breve, mas incluir descrições das suas últimas atividades, melhores resultados e qual a contribuição mais efetiva que você pode dar à empresa nesse cargo para o qual está se candidatando.

Ative seus contatos, tanto online, onde você pode usar o Linkedin ao solicitar recomendações e até indicações para vagas específicas. Mas também, tenha um cuidado especial e continue fazendo networking em cursos, encontros e em qualquer oportunidade que você tenha para informar à pessoa que você está em busca de emprego.
O ano começou e muitas vagas estão abertas, vamos arregaçar as mangas e garantir a recolocação sonhada já neste início de 2020!

O Instituto Eu Consigo, como sempre está ao seu lado para fazer isso acontecer, visite o nosso site e escolha a assessoria que melhor pode te ajudar.
Esperamos pelo seu contato e desejamos um 2020 muito próspero e boa sorte nos seus processos seletivos!

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Milena Knapik

Milena Knapik

Deixe seu comentário

Veja o conteúdo que poderá te ajudar na recolocação

Por que pré-requisitos exagerados não geram indignação como o programa de Trainee da Magazine Luiza provocou na última semana?

Imagino que você já tenha lido em algum anúncio de processos seletivos exigências de pré-
requisitos quase impossíveis de encontrar, uma busca pelo candidato perfeito.

Vagas de Estágio que exigem experiências, conhecimentos técnicos. O que foge totalmente
do objetivo do estágio, que deveria servir como aprendizado prático para atividade
profissional do ainda estudante, convém lembrar.

Ler mais »

Sobre nós

O Instituto Eu Consigo é uma instituição sem fins lucrativos que visa auxiliar, através de assessorias e orientações gratuitas, pessoas desempregadas em busca de recolocação no mercado de trabalho.

Curta nossa página