O RH 4.0 já chegou na sua empresa?

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Com certeza você já ouviu falar de RH 4.0.

Mas você sabe o que é?

Para contextualizar, é importante reconhecer que estamos inseridos no que o teórico Klaus Schwab chama de quarta revolução industrial.

Klaus, fundador e presidente- executivo do Fórum Econômico Mundial, trata deste tema e diz que essa quarta revolução nos obriga a lidar com uma nova realidade que envolve a integração das novas tecnologias e do mundo como o conhecemos, e principalmente da automatização industrial.

O certo é que o RH 4.0 impacta tanto as empresas como seus colaboradores e para que esse impacto tenha efeitos positivos é essencial entender que a área de recursos humanos tem uma função cada vez mais estratégica, além das outras que já exercia tradicionalmente.

Essa função estratégica, pode parecer inicialmente muito mais ligada à tecnologia, com ferramentas e softwares, mas não é bem assim, já que para que essa mudança seja bem- sucedida, a exigência é de que colaboradores e gestores adotem uma postura mais colaborativa em um panorama de negócios dinâmico em organizações cada vez mais horizontais e flexíveis.

Esse resultado sugere efeitos práticos, como a diminuição de turn over, aumento da produtividade e engajamento, novas formas de treinamento, um olhar muito atento para os processos seletivos e monitoramento constante da cultura organizacional.

Não por acaso, o Fórum Econômico Mundial no relatório Futuro do Trabalho, chama especial atenção para as habilidades mais importantes no futuro: pensamento crítico, criatividade, solução de problemas complexos, gestão de pessoas e várias outras nessa linha.

Fazendo um paralelo entre os modelos, nós te fazemos um convite para pensar sobre a atuação da sua empresa:

Essas mudanças de paradigma têm efeitos nos padrões de consumo e consequentemente, nos resultados financeiros da empresa.

A automatização das demandas já aproximou o RH das lideranças, cabe a você como gestor e aos profissionais de RH da sua empresa, se perguntarem, estamos atraindo os profissionais mais qualificados para as funções que agregam valor aos nossos produtos/serviços?

E como estamos desenvolvendo os profissionais que já atuam na nossa organização?

A nossa cultura organizacional está alinhada a estes valores?

Flexibilidade, engajamento, reconhecimento?

Estamos atingindo o esperado quando verificamos os indicadores de produtividade?

Perceba, os profissionais já sabem que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente em relação ao perfil profissional, formação e competências técnicas e digitais.

 E a sua empresa, também já entendeu que o RH 4.0 é fundamental para a organização que quer sobreviver na economia da transformação digital?

E não esqueça, ainda que a tecnologia siga avançando (o que é inevitável), as organizações, os negócios ainda irão precisar das pessoas certas para criar, inovar e fazer uso de todo esse novo mundo digital para atender aos clientes e alcançar os melhores resultados.

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Instituto Eu Consigo

Instituto Eu Consigo

Deixe seu comentário

Veja o conteúdo que poderá te ajudar na recolocação

Por que pré-requisitos exagerados não geram indignação como o programa de Trainee da Magazine Luiza provocou na última semana?

Imagino que você já tenha lido em algum anúncio de processos seletivos exigências de pré-
requisitos quase impossíveis de encontrar, uma busca pelo candidato perfeito.

Vagas de Estágio que exigem experiências, conhecimentos técnicos. O que foge totalmente
do objetivo do estágio, que deveria servir como aprendizado prático para atividade
profissional do ainda estudante, convém lembrar.

Ler mais »

Sobre nós

O Instituto Eu Consigo é uma instituição sem fins lucrativos que visa auxiliar, através de assessorias e orientações gratuitas, pessoas desempregadas em busca de recolocação no mercado de trabalho.

Curta nossa página