O mercado de trabalho atual

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Como está o mercado de trabalho atual?

Vamos começar nossa conversa falando um pouco de história. No início das relações trabalhistas em nosso país, temos as relações entre senhores feudais e seus escravos, depois vieram os italianos e andando um pouco mais na história, temos as primeiras indústrias. Este período podemos chamar de Era da Produtividade, onde o bom funcionário era aquele que mais produzia, mais sacas de café colhia, mais caixas carregava, mais trabalho entregava.

Em seguida temos um período onde a escolaridade passa a ter importância e o acesso á informação passa á ser um diferencial, seja através dos estudos ou, mais tarde, através da internet. Este período chamamos de Era do Conhecimento. O bom funcionário era aquele que mais tinha diplomas e aperfeiçoamentos.

Atualmente estamos num período em que a produtividade e o conhecimento de forma isolada não servem para nada. Estamos vivendo á Era da Criatividade. Não adianta ter a experiência, não adianta ter o conhecimento se não sabemos o que fazemos com eles. No mercado de trabalho atual precisamos saber usar nossas experiências e nossos conhecimentos de forma criativa, com pro atividade, sabendo lidar com situações fora do padrão, com foco na solução e não mais nos problemas.

A falta desta visão faz com que muitas pessoas se encontrem fora do mercado de trabalho, aumentando o numero de desempregados, não por falta de vagas, mais por falta de saber transformar suas vivencias em experiências e conhecimentos de forma proativa para este novo mercado.

A concorrência no mercado de trabalho está cada vez maior, exigindo que façamos uma avaliação das nossas habilidades e possibilidades de atuação. Muitas vezes uma habilidade ou conhecimento que não damos tanta importância, pode nos colocar em condição de igualdade ou até mesmo em vantagem nos processos seletivos. Por isso, é fundamental saber comunicar ao mercado, através de um currículo assertivo, de que forma podemos ser aproveitados sem supervalorizar e nem desvalorizar nossas experiências. Mais este é um assunto para outra conversa!

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Milena Knapik

Milena Knapik

Deixe seu comentário

Veja o conteúdo que poderá te ajudar na recolocação

Por que pré-requisitos exagerados não geram indignação como o programa de Trainee da Magazine Luiza provocou na última semana?

Imagino que você já tenha lido em algum anúncio de processos seletivos exigências de pré-
requisitos quase impossíveis de encontrar, uma busca pelo candidato perfeito.

Vagas de Estágio que exigem experiências, conhecimentos técnicos. O que foge totalmente
do objetivo do estágio, que deveria servir como aprendizado prático para atividade
profissional do ainda estudante, convém lembrar.

Ler mais »

Sobre nós

O Instituto Eu Consigo é uma instituição sem fins lucrativos que visa auxiliar, através de assessorias e orientações gratuitas, pessoas desempregadas em busca de recolocação no mercado de trabalho.

Curta nossa página