Lifelong Learning – o aprender a aprender

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Estamos finalizando um projeto muito importante para o IEC que trata diretamente sobre educação e neste caso específico, formação de jovens para o mercado do trabalho.

O curso Primeiro Emprego do IEC vai trazer conteúdos que todo jovem em processo de finalização do ensino médio deve procurar saber, para passar por essa fase de transição de forma bem-sucedida.

A ideia geral deste curso  é baseada nas competências básicas e mais importantes que o Fórum Econômico Mundial aponta como necessárias para os profissionais do futuro, considerando que já estaremos entrando em uma nova década no próximo ano,  que além disso promete inaugurar uma fase de mudanças ainda mais velozes e transformadoras, hoje vamos falar um pouco mais sobre o LIFELONG LEARNING.

Traduzindo esse termo literalmente do inglês, ele significa aprendizado ao longo da vida, e sugere justamente que nesta nova era o processo de aprendizagem deve ser constante e continuado.

O pensamento linear, não é mais solução para os cenários que encontramos hoje, seja no ambiente corporativo ou educacional, e uma das certezas que a revolução digital nos trouxe é que, pensar em educação como uma tarefa que levará um número X de anos e depois para depois ser aplicada em uma área específica não pode estar mais obsoleto.

O lifelong learning é justamente isso, um projeto de longo prazo que deveria começar já na primeira infância e nos acompanhar por toda a nossa vida.

É certo, que os processos de substituição de novas habilidades e tecnologias por parte de empresas e colaboradores é acompanha esse ritmo, mas não pode se transformar em uma obsessão, até porque o ponto mais importante não é esse, já que muitas das competências valorizadas hoje em dia são a criatividade e facilidade de resolução de problemas, competências que nós aprendemos com o fazer. É por isso, que o aprendizado por projetos, preparação de portfólios são essenciais para o desenvolvimento dessas habilidades.

Nesses tempos exponenciais e de poucas certezas, o aprender a aprender é a fórmula mais certeira para que o nosso futuro profissional seja de pessoas realizadas e capazes de criar soluções para os problemas que iremos enfrentar como sociedade e indivíduos.

No livro Educação um Tesouro a descobrir, Jacques Delors explica que antes de tudo é preciso é preciso “aprender a  aprender para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida”, não só no âmbito profissional, mas de uma maneira mais abrangente, estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal a fim de tornar a pessoa apta a enfrentar situações adversas e atuar de forma colaborativa.

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Instituto Eu Consigo

Instituto Eu Consigo

Deixe seu comentário

Veja o conteúdo que poderá te ajudar na recolocação

Boletim de Vagas RHF Talentos

Em parceria com a RHF Talentos, nós do Instituto Eu consigo separamos mais vagas de empregos para você e para pessoas que você talvez conheça e precise nesse momento.

Ler mais »

Sobre nós

O Instituto Eu Consigo é uma instituição sem fins lucrativos que visa auxiliar, através de assessorias e orientações gratuitas, pessoas desempregadas em busca de recolocação no mercado de trabalho.

Curta nossa página