Hábitos saudáveis para quem está procurando emprego

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Todos sabemos que estar sem trabalho é um momento desafiador, por todas as questões que estão envolvidas direta ou indiretamente.

Pensando nisso nós do Instituto Eu Consigo desenvolvemos um roteiro de bons hábitos para te ajudar a se organizar e superar esse momento da melhor forma possível!

Ter rotina é fundamental

A primeira e regra de ouro aqui é, ORGANIZE UMA ROTINA! Ter um dia a dia organizado, com horários definidos para buscar vagas, atualizar o currículo escrever cartas de apresentação, fazer postagens e incrementar seu networking, trocas de experiências e compartilhamento de conteúdo de qualidade, é importantíssimo para quem está buscando recolocação.

Encare isso como um trabalho, se arme de confiança e vá em busca dos seus objetivos com determinação!

Atualize seu perfil no Linkedin

Mantenha a correção gramatical nas postagens, pesquise vagas, não tenha medo de solicitar indicações para os seus amigos quando vir uma oportunidade que esteja de acordo com as suas experiências e formação, interaja. Procure influenciadores, assuntos e grupos relacionados ao seu objetivo de carreira.

Use e abuse do Linkedin, ele está aí para isso. Conectar pessoas e oportunidades!

Mantenha um registro das suas atividades

Se puder crie uma planilha de excel registrando as suas atividades, sites onde busca vagas, oportunidades para as quais se candidatou, data em que postulou a uma vaga, feedbacks recebidos e contatos com recrutadores. Isso também vai te ajudar a controlar o tempo que dedica a buscar vagas, 10 ou 20% do seu dia deve ser suficiente para fazer buscas ativas e efetivas.

Atualize-se

Procure fazer cursos, estudar um idioma e participar de eventos ligados à sua carreira.Se dinheiro for um problema, existem vários cursos online gratuitos para você se atualizar.

Realize projetos

Sabe aquele projeto, trabalho voluntário ou hobby que nunca teve tempo de fazer porque o trabalho tomava todo o seu tempo? Então, a hora é agora, aproveite um pouco do seu tempo para realizar coisas que gosta, seja criativo e busque alternativas.

Mesmo quando o dinheiro está curto podemos encontrar formas de nos realizar. A economia criativa chegou e quantas histórias de pessoas você já ouviu que descobriram uma nova carreira quando se viram desempregadas? Sempre é tempo de desenvolver novos talentos e habilidades!

Dedique tempo pra você

Cuide da sua saúde, escolha uma atividade física, não fique todo o tempo trancado em casa ou assistindo televisão. Lembre-se que o seu corpo precisa de estímulo para estar bem para as entrevistas e também para quando voltar a trabalhar. Quem sabe essa não é a oportunidade perfeita para adotar uma alimentação mais saudável, pense nisso!

Relações de qualidade

Não é porque está desempregado que você não pode ter vida social. Dentro das possibilidades, encontre seus amigos, saia para ver uma peça de teatro, um concerto musical, cinema enfim qualquer atividade na qual esteja em contato com os seus familiares e amigos. Isso vai te ajudar a se lembrar que o trabalho é somente uma das esferas da nossa vida e que tempo de qualidade com as pessoas que nos amam é essencial para a nossa saúde mental e qualidade de vida sempre, mesmo quando estamos trabalhando. Por último, mas não menos importante, não esqueça, o desemprego é somente uma etapa na sua vida profissional, logo você entrará em outra, próspera e recompensadora e nós torcemos para que seja logo!

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Instituto Eu Consigo

Instituto Eu Consigo

Deixe seu comentário

Veja o conteúdo que poderá te ajudar na recolocação

Por que pré-requisitos exagerados não geram indignação como o programa de Trainee da Magazine Luiza provocou na última semana?

Imagino que você já tenha lido em algum anúncio de processos seletivos exigências de pré-
requisitos quase impossíveis de encontrar, uma busca pelo candidato perfeito.

Vagas de Estágio que exigem experiências, conhecimentos técnicos. O que foge totalmente
do objetivo do estágio, que deveria servir como aprendizado prático para atividade
profissional do ainda estudante, convém lembrar.

Ler mais »

Sobre nós

O Instituto Eu Consigo é uma instituição sem fins lucrativos que visa auxiliar, através de assessorias e orientações gratuitas, pessoas desempregadas em busca de recolocação no mercado de trabalho.

Curta nossa página