Há inúmeras publicações sobre a longevidade. Duas são aqui destacadas: as “37 TENDÊNCIAS DE NEGÓCIOS QUE VÃO BOMBAR NO PRÓXIMO ANO. SAIA NA FRENTE!”, Caderno disponibilizado pelo SEBRAE, que dividiu as 37 tendências em 4 grandes grupos: sociedade e economia inteligentes, novos comportamentos de consumo, gestão para o futuro e experiências reais, todos voltados para os pequenos negócios.
Não vou entrar em detalhes aqui, digo apenas que recomendo a leitura.
Sabemos que há sêniores mandando muito bem com seus empreendimentos. Mas como estão sendo feitos? Estão recebendo o apoio adequado? Sabemos que existem iniciativas pontuais com este propósito, mas fica a pergunta: será que eles estão recebendo apoio financeiro? Será que as regras do mercado financeiro para pessoas maduras estão impactando positivamente?
Fazendo uma breve pesquisa em site de busca, o retorno das informações prioriza regras de financiamento de imóveis. É importante, mas não suficiente.

A segunda leitura foi “Tecnologia vai ser aliada para empoderamento dos mais velhos” que faz um alerta relevante – as necessidades dos sêniores devem ser atendidas ouvindo-os e não tentando adivinhar o que desejam ou precisam. Com destaque para “Criem comigo, e não para mim!” de June Fischer, CEO da Aging 2.0. Gostei muito da matéria de Mariza Tavares. Afinal, é importante saber o que desejam os seniores, adivinhar está longe de ser a escolha certa. Então, vamos ouvi-los!
Ao ler matérias sobre tendências de mercado para o trabalho e para a educação, me veio a pergunta: o que estas tendências reservam para os 60+?
Há publicações que falam deste e para este público, são apresentadas possibilidades e projeções, algumas ações práticas. Gostaria de ver estatísticas comprovando estas previsões. Ainda é cedo? O ano está apenas começando? Pode ser, mas a vida não para, são muitos projetos, e os desejos e anseios são variados. O Projeto Talento 60+ do Instituto Eu Consigo quer ouvir você, Sênior.
Deixe aqui seu comentário!