A pandemia global teve impacto em todos os aspectos do trabalho.
A questão da igualdade de gênero, nos ambientes de trabalho não é exceção. As mulheres têm sido desproporcionalmente afetadas por demissões e licenças, representando 54% das perdas globais de postos de trabalho, apesar de serem apenas 39% da mão-de-obra global. (Relatório da McKinsey & Company). ¹
As mulheres tendem a trabalhar em indústrias com maiores probabilidades de sofrer um declínio em circunstâncias sem precedentes, tais como educação, comércio atacado e varejista, além de serviços de alojamento e alimentação.
O encerramento das atividades escolares e dos centros de atenção diária têm afetado excessivamente as mulheres em todo o mundo. As mulheres com filhos relatam passar em média 65 horas por semana em tarefas não remuneradas.
Isto equivale a quase um terço a mais de horas em comparação com os pais durante a pandemia.
A OIT – Organização Internacional do Trabalho adverte que a pandemia pode acabar com as modestas vitórias que a igualdade de gênero no trabalho obteve nas últimas décadas.
As empresas podem tomar medidas para evitar que isto aconteça.
Esta semana, fazemos um convite a encontrar formas de apoiar a equidade de gênero na sua organização, começando por esta sugestão:
- Faça uma pesquisa rápida sobre as atuais políticas de local de trabalho para identificar áreas problemáticas para os pais trabalhadores, especialmente mulheres com responsabilidades de cuidados. Criem políticas favoráveis à família e explorem intervenções para abordar os cuidados não remunerados a crianças.
- Ajustar os programas de recomendações para impulsionar a equidade de gênero. Um relatório Payscale² mostrou que os programas de indicação e recomendação tendem a beneficiar sobretudo os homens brancos. Os empregadores podem desafiar isto, sendo mais ousados e assertivos na criação de programas de carreira e sucessão que encorajem os empregados a recomendar mulheres e outros candidatos promovendo também a diversidade.
¹ Mckinsey & Company report Future of work : COVID-19 and gender equality countering the regressive effects. https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/covid-19-and-gender-equality-countering-the-regressive-effects#
² Payscale report Pay gender gap in 2020 : https://www.payscale.com/data/gender-pay-gap#:~:text=IN%202020%2C%20WOMEN%20EARN%2081,job%20type%20or%20worker%20seniority.