Boas notícias para profissionais sêniores no dia do idoso – A revolução das cabeças grisalhas

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Por Milena Knapik – Diretora Administrativa IEC

Você sabia que existe um dia do idoso e que ele é comemorado no dia 01 de outubro?

A forma que eu encontrei para homenagear os idosos ou adultos maiores como nós gostamos de chamar aqui no Programa Talento 60+ foi escrevendo sobre trabalho e oportunidades para pessoas nessa faixa etária.  50, 60 anos, ou seja, profissionais experientes ainda com possibilidade de continuar tendo uma vida laboral ativa.

Acabei me deparando com um texto publicado na Revista Você S/A que cita algumas empresas e programas que criados para profissionais sêniores.

Entre elas a Votorantim, com o Programa MIME ( Melhor Idade, Melhor Emprego, que nós do Instituto já conhecíamos porque está aqui mesmo em Curitiba, local da nossa sede) , a Unilever com um programa inédito para Estagiários Sêniores, a Vivo com o Programa 50+ e a GOL com o programa Experiência na Bagagem para profissionais com mais de 50 anos.

O mais interessante da reportagem, além das excelentes iniciativas são os depoimentos de quem retornou ao mercado de trabalho, seja como estagiário, seja em uma nova função que demonstram a satisfação de quem continua tendo uma vida produtiva e mais além, como as aptidões demonstradas por esses profissionais estão alinhadas com algumas das características mais valorizadas por empresas e profissionais de RH.

Sim, além de uma longa trajetória profissional e currículos extensos, esses profissionais são altamente motivados e comprometidos!

Também pelos depoimentos dos profissionais sêniores e colegas de trabalho ou gestores, se pode perceber que a interação entre profissionais mais experientes traz para as empresas um ganho real que é a diversidade para a visão de negócios.

Nós do Instituto estamos pretendemos desenvolver cursos e conteúdos que tocam o tema da intergeracionalidade, justamente por entender que profissionais jovens e profissionais sêniores tem habilidades complementares que podem ser muito bem aproveitadas por empresas que investirem em programas que incluam esses perfis entre seus colaboradores.

Pensando no que são as habilidades essenciais para inclusão no mercado de trabalho, os jovens já nascidos em um mundo digital são criativos, informais, rápidos e totalmente adaptados a aplicativos e programas que facilitam a vida profissional e pessoal, já os adultos maiores, adquiriram através da experiência profissional, muitas das soft skills que os recrutadores consideram essenciais para o profissional do futuro.

Sob todos os prismas, nos parece um cenário ganha-ganha para todos os envolvidos. Preparação de jovens profissionais em “treinamentos” vivenciais ao lado de profissionais experientes que adquirem com os jovens um mindset mais digital.

As empresas constroem um ambiente corporativo que inclui a diversidade como ponto de partida e além disso, pode ser transformada em uma vantagem competitiva, sempre que as empresas e gestores tenham um olhar atento para os bons resultados obtidos com essa interação.

Para conhecer mais sobre os programas e empresas citados aqui , leia a reportagem original : https://exame.abril.com.br/carreira/estas-empresas-criaram-programas-para-recrutar-quem-tem-mais-de-50-anos/

Para se inscrever no Programa Talento 60+, basta se inscrever neste link: https://euconsigo.org.br/programa-talento-60/

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Milena Knapik

Milena Knapik

Deixe seu comentário

Veja o conteúdo que poderá te ajudar na recolocação

Boletim de Vagas RHF Talentos

Em parceria com a RHF Talentos, nós do Instituto Eu consigo separamos mais vagas de empregos para você e para pessoas que você talvez conheça e precise nesse momento.

Ler mais »

Sobre nós

O Instituto Eu Consigo é uma instituição sem fins lucrativos que visa auxiliar, através de assessorias e orientações gratuitas, pessoas desempregadas em busca de recolocação no mercado de trabalho.

Curta nossa página