As competências mais importantes para empresas em 2020 segundo o Linkedin

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

O Linkedin divulgou as competências profissionais mais importantes para as empresas neste ano de 2020.

Nenhuma novidade! Já que faz tempo, que nós do IEC escrevemos e comentamos em vários posts sobre a importância de combinar algumas competências técnicas com outras comportamentais muito valorizadas, as chamadas soft skills ou competências sócio emocionais em português.

Primeira reflexão que você deve fazer é: quais dessas competências você já desenvolveu nas suas experiências profissionais ou acadêmicas anteriores.

Como você pode descrever essas competências no currículo, portfólio, Linkedin e depois, como demonstrar essas habilidades em uma entrevista com o recrutador ou gestor da área.

Note que a maioria das competências técnicas listadas pelo Linkedin como importantes para as empresas, exigem ou envolvem algumas das soft skills que estão no ranking das top 5.

Por exemplo: competência técnica na área de vendas, envolve com certeza, inteligência emocional, persuasão e criatividade.

Essas mesmas competências sócio emocionais entram na área de UX ( user experience ou experiência do cliente). Pois, em ambas você deve entender o seu cliente para saber como atende-lo da melhor forma e fazer o seu produto ou serviço ter uma boa aceitação.

O convite que nós te fazemos é justamente para refletir sobre esses 2 pontos:

– competências técnicas e comportamentais que você possui;

– descrição e demonstração dessas competências em atividades práticas.

Veja bem, se hoje a forma de recrutar deve ser diferente,  você também deve se preparar para processos seletivos diferenciados. Claro, ainda é importante e continua vigente o CV bem escrito contendo as informações mais relevantes da sua carreira, mas com certeza, somente isso não irá bastar para garantir uma vaga, especialmente se você está mirando nessas oportunidades  que as empresas terão ao longo deste ano.

Então fica o convite, atualize seu CV, seu portfólio, seu perfil no Linkedin sempre correlacionando sua experiência profissional/acadêmica com as competências comportamentais, além dos resultados alcançados.

Tenho certeza, que fazendo esse exercício ao redigir e refletir sobre seu próprio perfil profissional, fica muito mais fácil se candidatar para as vagas certas e também, o mais importante, realizar o processo seletivo seguro do seu potencial e do que pode oferecer.

Não é tarefa fácil, nós sabemos, precisando de uma ajuda nisso, conte com o Instituto Eu Consigo e solicite uma assessoria. É sempre bom, conversar com um profissional da área, só assim você pode ter certeza que está no caminho certo.

Corre lá, ainda estamos na primeira quinzena do ano, entre no site e conheça as assessorias que o IEC oferece. Vai ser um prazer para nós ajudarmos você nessa empreitada!

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Instituto Eu Consigo

Instituto Eu Consigo

Deixe seu comentário

Veja o conteúdo que poderá te ajudar na recolocação

Por que pré-requisitos exagerados não geram indignação como o programa de Trainee da Magazine Luiza provocou na última semana?

Imagino que você já tenha lido em algum anúncio de processos seletivos exigências de pré-
requisitos quase impossíveis de encontrar, uma busca pelo candidato perfeito.

Vagas de Estágio que exigem experiências, conhecimentos técnicos. O que foge totalmente
do objetivo do estágio, que deveria servir como aprendizado prático para atividade
profissional do ainda estudante, convém lembrar.

Ler mais »

Sobre nós

O Instituto Eu Consigo é uma instituição sem fins lucrativos que visa auxiliar, através de assessorias e orientações gratuitas, pessoas desempregadas em busca de recolocação no mercado de trabalho.

Curta nossa página